domingo, 20 de setembro de 2009

ANÁLISE CRÍTICA:
TRANSPOSIÇÃO DA DIDÁTICA: POR ONDE COMEÇAR?

O livro Transposição Didática: por onde começar? - de Geraldo Peçanha de Almeida se propõe a discutir como esse conceito se formou e evoluiu analisando a realidade: didática, conceitual e a prática que se envolve o trabalho docente. Poe em distinção o conhecimento produzido no espaço científico e o que se deve produzir no ambiente escolar.
Para Almeida, não há dimensão mais dinâmica que a didática, principalmente porque o que se pretende ensinar deve-se sujeitar-se ao como ensinar. Portanto, faz-se necessário que se construa uma concepção de transposição didática adequada às escolas brasileiras, levando em consideração as especificidades de cada local. E é neste ponto que o autor apresenta-se de modo crítico sobre a formação inicial do professor, onde segundo o mesmo, é de pouca resistência.
A obra de Almeida é uma grande contribuição para todo o ambiente escolar, por levar em conta a abrangência da natureza da educação, pois estimula a pensar que a transposição didática possa ser a grande chave necessária a qualquer prática pedagógica que tenha como objetivo primordial a aprendizagem, dos alunos. O estilo do autor é conciso, objetivo, simples e, por meio de textos breves, ele contextualiza a transposição didática, que está intimamente ligada ao como se ensina e se aprende.
O texto em questão, por lançar muitas questões sobre as quais não só os professores em exercício, mas também as instituições responsáveis pela formação inicial/ continuada deveriam se deter, é indicado para professores, educadores, alunos de cursos de graduação, bem como a todas as pessoas que se dedicam ao estudo da didática e como praticá-la.

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