sábado, 18 de julho de 2009

Gestão Democrática na Escola: Artes e ofícios da participação coletiva - Dinair Leal da Hora

Em seu livro, Dinair relata a percepção que obteve no estudo de uma escola onde mostrou que a prática da gestão participativa ali desenvolvida traz para o processo educacional ganhos fundamentais em termos pedagógicos, demonstrando uma possibilidade concreta para a democratização do ensino, na medida em que envolve a comunidade no processo político de educar seus filhos, a si próprio e ao meio em que vive, estimulando os alunos, pais, professores e funcionários a adotarem atitudes políticas livres e responsáveis.
Portanto, essa obra, riquíssima em conhecimentos sobre gestão, está indicada a todos os profissionais da educação, pois, auxilia de forma significativa na formação de gestores críticos e atuantes na escola, construindo assim uma educação participativa e construtivista afim de que possamos construir uma nova educação com novos paradigmas e horizontes, e que baseado na pesquisa da autora, possamos seguir esse exemplo e colocarmos na prática tudo aquilo em que debatemos na teoria, quer seja na área de gestão como na de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário