quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ESCOLA: FUNÇÃO SOCIAL, GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL – SOFIA LERCHE VIEIRA

O presente texto enfoca um debate acerca da gestão e da política educacional, ressaltando aspectos importantes sobre a relação dos mesmos com a escola. Dessa forma, essa reflexão parte do pressuposto de que a educação contribui significativamente numa reflexão, a qual seja redefinida como fator essencial que contribua na função política e social, bem como na formação da cidadania.
A autora expõe a escola e sua articulação com a gestão e a política educacional retomando a concepção de que a mesma desempenha um papel primordial na construção da formação crítica dos indivíduos, preparando os mesmos para o exercício das funções política e social na sociedade na qual estão inseridos. Desse modo, é possível dizer que a educação constitui-se coletivamente, isto é, interferem positivo ou negativamente em cada sociedade, dependendo do grau de análise, conscientização e exercício pleno de direitos, valores, deveres e competências de cada sujeito.
Pode-se concluir que a escola desempenha uma função essencial na formação de sujeitos críticos que se desenvolvem no estabelecimento de ensino, por meio de ações mediadas por gestores e professores, competências e habilidades que influenciarão de forma positiva na sua inserção e exercício pleno da cidadania. Assim, não basta apenas transmitir determinados conhecimentos, é importante que o educando seja estimulado a contextualizar esse conhecimento para que ele repasse seus posicionamentos e desenvolva o seu próprio conhecimento, isto é, uma aprendizagem totalmente autônoma e libertadora.
Portanto, a leitura dessa obra está destinada a futuros gestores que, numa visão humanista e crítica, vêem a educação como um fator presente e algo a ser construído diariamente, relacionando características e anseios inerentes à eficácia e qualidade desse processo.

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